sábado, 1 de outubro de 2011

Quebra de Paradigmas na Educação

            É comum ouvirmos que educação a distância é um meio que o mercado utilizou para comercializar o ensino, para concorrer com preços mais acessíveis.

            Mesmo não sendo nova, essa modalidade de ensino/aprendizagem ainda causa espanto àqueles que estão acostumados com a forma tradicional de Educação.

            É interessante entender o que realmente é a Educação à distância (EaD0, conforme adaptação de Maia e Mattar, 2007 :

a EaD é uma modalidade de educação em que professores e alunos estão separados, planejada por Instituições e que utiliza diversas tecnologias de comunicação.”
                                                                                         
            Apresenta preços mais competitivos no mercado, porém não sucateia a educação, tendo em vista dados de pesquisas realizadas e os resultados obtidos por alunos, que apresentam resultados, muitas vezes, superiores quando comparados àquele que foram alunos de cursos presenciais, como por exemplo colocações em concursos públicos da região do Vale do Paraíba, obtidas por alunos do Pólo de Pindamonhangaba, sendo que em 3 concursos públicos realizados nos últimos 4 meses, alunos do Ead, curso de Serviço Social ficaram entre os 4 primeiros colocados.

            Parafraseando Rubem Alves “ há escolas que são asas e escolas que são gaiolas”

            O objetivo aqui não é criticar a modalidade de ensino presencial, mas sim abrir cortinas para essa modalidade de ensino, que não é apenas uma tendência, mas sim uma realidade.

            O aluno do EaD precisa ter mente aberta, desejo de conhecer o novo, disciplina para administrar seu tempo, acreditar que dele depende a qualidade da aprendizagem.

            O professor nessa modalidade EaD, tem o papel de orientar o aluno, de estimular a pesquisa, deixa a posição de único detentor do conhecimento e assume um lugar de guia para o saber.

            A Instituição que oferece essa modalidade deve investir em tecnologia e como diz ALLEN, 2002 ...conduzindo atividades que cultivem aprendizado individual e organizacional...”

            Entendendo a real matriz do ensino à distância é possível quebrar com o paradigma de que ensino presencial é melhor.

            Seguir blogs de professores e alunos do curso de metodologia propiciou uma melhor compreensão dessa modalidade.


Texto que atendeu ao desafio de aprendizagem 

Nenhum comentário:

Postar um comentário